5 distrações que são um veneno para a produtividade (e como evitá-las) – De Neil Patel

3 Dicas Para Ser Um Harvey Specter da Negociação!
22 de dezembro de 2016
4 estratégias para gerar Leads de altíssima qualidade pelas Redes Sociais – De Neil Patel
24 de Abril de 2017

5 distrações que são um veneno para a produtividade (e como evitá-las) – De Neil Patel

 

Me diga se isso parece familiar: Você senta em sua mesa de trabalho. Você tem de cinco a oito horas para se dedicar aos seus projetos. E logo você pensa, no quão satisfatório seria se você saísse mais cedo do trabalho. Ter um tempo para relaxar, colocar em dia suas séries favoritas e sair com os amigos.

E então, você abre seu inbox e vê uma notificação no Facebook e pensa consigo mesmo, não tem problema algum dar uma olhadinha no Facebook. Oh! Você olha para o relógio e percebe que passou as últimas três horas vendo perfis de amigos no Facebook, assistindo vídeos no Youtube e “retweetando” suas celebridades favoritas.

Logo, seu “tempo livre” se foi. Agora você ficará até mais tarde no trabalho para finalizar os projetos que já deveria ter concluído.

Se você já passou por isso, você não está sozinho. Embora não seja fácil de fazer, aprender e eliminar as maiores distrações em sua vida profissional pode levar a mais produtividade, tempo livre e finalmente, a tão buscada felicidade. Se isso soa como algo que você está interessado, continue lendo. (Vale à pena)

  1. Redes Sociais

Apesar deste ponto ser muito óbvio, as redes sociais continuam como uma das maiores distrações (no sentido de nos fazer desperdiçar tempo) na vida da maioria dos norte-americanos (brasileiros também, risos) do qual vale a pena discutir sobre. Uma pessoa gasta em média 3.2 horas nas redes sociais por dia. O que são mais de 21 horas por semana –  um pouco mais da metade de uma semana normal de trabalho! Imagine o que você poderia fazer com mais 21 horas extras por semana! (Os dados de uso dos brasileiros nas redes sociais não estão muito longe disso, cerca de 3.1 horas por dia)

Como evitar: Primeiro, delete todos os apps de redes sociais do seu celular. Se você não estiver disposto ou capaz disso (por exemplo, você utiliza as redes sociais para trabalho), então pelo menos desative as notificações para que não fique constantemente checando o status de seus amigos.

O próximo passo é baixar a extensão News Feed Eradicator no seu computador para quando você for tentado a abrir o Facebook, você será bloqueado e receberá um aviso para voltar ao trabalho. (Funciona, acreditem em mim)

Eu também recomendo baixar Rescue Time para que você possa ver precisamente quanto tempo você gasta na semana e fazer ajustes para ser mais produtivo.

 

  1. SMS, Whatsapp e Snapchat.

Eu sei que responder uma mensagem ou enviar um mísero “snap” parece inofensivo e não irá te distrair. Contudo, essas coisas simples nunca terminam em apenas uma mensagem. (Um “oi sumida (o) pode custar muito, caro leitor)

Se responder a uma mensagem, provavelmente você irá se atar a uma não-produtiva conversa de 30 minutos da qual você poderia ter durante seu horário de almoço, por exemplo.

Como evitar: Adote o Modo Avião. Simples e claro. Quando estiver trabalhando, deixe o celular desligado ou em modo avião para eliminar de vez todas as distrações. Use seu horário de almoço (ou intervalos) para responder as mensagens que chegam ao longo do dia.

  1. E-mails “urgentes”

Quantas vezes você estava sendo super-produtivo quando de repente um colega de trabalho ou um sócio te interrompe de repente com um e-mail urgente? Se você trabalha na área de marketing digital como eu, a resposta é: muitas e muitas vezes.

Nove vezes de dez, esses e-mails não são tão urgentes e provavelmente não têm importância para você e seus objetivos. Contudo, você ainda responde e gasta uma hora do seu dia pensando nos compromissos de outra pessoa.

Como evitar: 80/20 da sua caixa de entrada. Verifique seus e-mails duas vezes ao dia, uma durante a manhã e após algumas horas ter saído do trabalho. Responda apenas e-mails que são importantes para suas metas e agenda para o dia e não fique preso a mensagens que não tem tanta importância para seu dia-a-dia.

NOTA: Seja objetivo e mais simples o possível.

Use um programa pago ou de graça com serviço de marketing para email para automatizar suas respostas. Eu tive um grande sucesso com Aweber e o Active Campaing, mas qualquer um dos dois lhe ajudarão muito. Um simples “autoresponder” pode lhe poupar semanas de produtividade durante um ano.

  1. Conversar com colegas de trabalho

Você provavelmente ama seus colegas de trabalho. Mas quando você precisa ser produtivo, se dedicar 100% a um projeto, eles podem te prejudicar mais do que ajudar. Quantas vezes por dia você é interrompido por um colega de trabalho que vem até sua mesa para bater um papo, sem perceber que ele ou ela está te distraindo de seus objetivos?

Conversas de trabalho podem se transformar rapidamente em horas desperdiçadas e um destruidor de produtividade se você não souber manuseá-los.

Como evitar: Quando estiver no trabalho, coloque uma música (de preferência clássica) e lacre seus ouvidos com um fone para pensem duas vezes em te interromper. Se a música não der muito certo, diga educadamente:

“Eu estou trabalhando em um grande projeto agora e preciso me concentrar; você pode esperar e me chamar durante o intervalo/após o expediente?

Não precisa ser grosseiro, mas também não seja o super compreensivo (a). Se você não valoriza seu tempo, ninguém irá.

  1. Multitarefa

O cérebro humano não funciona bem como multitarefa. E, não, você não é a exceção. Não, seu cérebro é exclusivamente multitarefa para ser mais eficiente. Se você quer recuperar horas e horas que poderiam ser usadas para produtividade, fazer mais coisas em menos tempo e ter uma vida de melhor qualidade e mais balanceada no trabalho, saia do modo multitarefa. Fim da história.

Como evitar: Programe um cronômetro para cada tarefa que tem que fazer e busque concluir todas as tarefas dentro do limite programado. Isso irá prevenir você de parar o que está fazendo para continuar/iniciar/terminar um outro projeto paralelo pois você estará ciente que o objetivo principal no momento é concluir as tarefas já programas do dia.

  1. Comida pouco saudável (comida artificial, doces, refrigerantes)

Acredite, um dos fatores que mais afetam sua produtividade são os lanches. Quando eu digo lanches, eu falo de comida processada e com açúcares artificiais. Mas por que isso afeta a produtividade?

Açúcar artificial aumenta sua energia, o que irá te deixar mais agitado e nervoso com o aumento de energia. E quando o efeito passar, você ficará sem energia e com isso vem o cansaço. Você perderá a concentração; logo, você não será produtivo.

Como evitar: Elimine o máximo de alimentos com alta concentração de açúcar o possível (elimine tudo se possível). E substitua por frutas, vegetais e comidas leves.

 

Conclusão

Parece que vivemos em uma Geração da Distração. Produtividade é algo que poucas pessoas reservam um tempo para aumentar e menos ainda procuram chegar ao nível mais elevado. Contudo, se você está disposto a colocar em prática e eliminar distrações que tomam muito do seu tempo, você terá menos stress, mais sucesso e uma qualidade de vida melhor.

Então comece com essas cinco dicas. Tire-as de vez da sua vida e veja como as coisas melhoram.

Para ler o artigo em inglês clique aqui.

Traduzido e revisado por Daniel Mota.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *