Como tirar boas fotos para seu e-commerce (Passo a Passo)

Tempo de leitura: 5 minutos

Você contratou uma plataforma, estudou marketing (ou contratou uma agência), fez o planejamento estratégico e financeiro e todas boas práticas na criação de um e-commerce. Mas… Lembrou de tirar boas fotos dos produtos?

Pois isso é justamente o que quero ensinar neste artigo visto que influencia muito nas suas vendas.

Por que tirar boas fotos dos seus produtos?

máquina fotográfica na mesa

O processo de compra em uma loja virtual começa pela emoção. São as imagens e descrições dos produtos que vão gerar o desejo de compra do usuário.

Fotos feias, com baixa qualidade ou borradas podem facilmente fazer o seu cliente desistir da compra.

Então, toda a produção visual, desde um banner ou cor de um botão, deve ser feita de maneira cuidadosa para que você não perca o cliente para o seu concorrente.

Técnicas caseiras

homem tirando foto de uma cadeira em um estúdio fotográfico

Se você não possui dinheiro para pagar um fotógrafo profissional para tirar as fotos dos seus produtos, não se preocupe. É possível tirar boas fotos em casa mesmo, desde que usando os equipamentos corretos.

A fotografia nada mais é que o seu sentido literal da palavra: uma “escrita da luz”. Por isso, usar uma iluminação adequada na hora de tirar suas fotos é o principal ponto em que você deve se preocupar.

Dependendo da iluminação, do formato da lente e da qualidade da câmera, a sua foto pode sofrer algumas alterações em comparação com a realidade.

Para tirar excelentes fotos com o fundo branco, é preciso uma boa iluminação na cor branca para que o produto fique o mais próximo da realidade, evitando trocas no futuro.

Existem kits de softbox (caixas de iluminação) disponíveis a preços que variam entre R$80,00 até R$2000,00, verifique o kit que mais se enquadra na sua realidade financeira. Mas até kits pequenos já são excelentes para tirar fotos muito boas.

Se você precisa tirar fotos de objetos menores que 40 cm como: estátuas, bonecos de pelúcia, acessórios, entre outros,uma pequena caixa de iluminação já será suficiente. Já no caso de fotos com modelos, um fundo branco e dois refletores já serão suficientes para tirar belos retratos.

Depois de adquirir um equipamento de iluminação, você vai precisar saber pelo menos o básico de fotografia para controlar a exposição da mesma, ou seja, controlar a quantidade de luz que a sua câmera vai captar para que ela não fique nem muito clara nem muito escura e sim na proporção ideal. Para isso recomendo esses 2 vídeos:

Posso tirar as fotos com o celular?

Desde que o celular possua um boa resolução e a opção de alterar as opções de ISO, velocidade do obturador e abertura do sensor.

Sabendo manipular esses 3 fatores, você vai conseguir proporcionar a exposição correta à luz, o que vai causar a melhor aparência para sua foto.

Não entende sobre os 3 pilares da fotografia? Recomendo este artigo.

Como tirar boas fotos de produtos

mesa de trabalho com monitor da apple e várias ferramentas de arte

Eu gosto de fotografar produtos na frente de um fundo contínuo – geralmente cinza, branco ou neutro. É uma aparência simples e profissional que é frequentemente usada pelos maiores e-commerces. Felizmente, é simples de conseguir.

Basta comprar alguns rolos de papel ofício e alguns grampos de metal. Enrole o papel ofício por uma mesa comprida e larga e use os grampos para prender uma extremidade do papel a poucos metros acima da mesa, isso produzirá uma rampa suave. Coloque o seu produto no papel ofício apenas depois que ele entrar em contato com a mesa.

prendedores segurando uma folha de papel

Papel e clipes de artesanato podem fazer uma boa configuração de gravação de produtos do tipo “faça você mesmo”.

Se você quiser luz natural, coloque sua configuração perto de uma janela grande e ensolarada, mas, se quiser usar luzes do seu equipamento,  vá para um quarto escuro.

mesa com folha branca e iluminação para tirar foto de um sapato para loja virtual

Resultado final

fotografia de sapato para loja virtual

Como fazer fotografias com modelos

mulher modelo posando para uma foto segurando uma bolsa

Para os lojistas do setor de moda, as fotos com modelos acabam sendo essenciais para demonstrar os produtos.

Elas podem ser feitas de 2 formas:

  • Com fundo de composição: algum fundo de contexto, como o exemplo acima. Elas mostram em um panorama mais realista como o produto fica na realidade.
  • Com fundo branco: elas podem ser manipuladas para compor banners, postagens e anúncios em redes sociais.

O ideal é misturar os dois tipos de fotografias na grade de fotos do seu produto, mantendo a de fundo branco como principal para não poluir o layout da plataforma causando distração.

Também preste atenção ao enquadramento da foto de acordo com a finalidade. Por exemplo, se a imagem será para um banner vertical, fotografe com a câmera na vertical. Já para um banner horizontal da página inicial, deixe a câmera na horizontal.

Além disso, vale lembrar que o padrão das plataformas de loja virtual utiliza imagens quadradas. Então, momento de tirar a sua foto, ative as linhas de guia para que essas possam te ajudar no enquadramento da imagem. Entenda mais sobre enquadramento neste vídeo.

Não se esqueça também da otimização para buscadores da imagem (SEO), acrescentando a tag alt (descrição alternativa), assim as pessoas acharão seu site até mesmo na busca de imagens. A maior dica é descrever a imagem para um cego entender.

Não se esqueça também de compactar as suas imagens para que o seu site não fique tão pesado, prejudicando a experiência do usuário. Você pode compactar as suas imagens facilmente neste site.

Essas foram as nossas dicas de hoje!!!

Gostaria de uma análise gratuita da sua loja virtual? Cadastre seus dados abaixo que entraremos em contato.

Open chat
1
Olá. como podemos ajudar?
Powered by