Como remover páginas do Google (Higienização de SERP)

Tempo de leitura: 4 minutos

Você tem um site que está indexado no Google, mas está incomodado com várias páginas estranhas que estão aparecendo? Muitas pessoas não sabem que é possível remover URLs do Google com sua própria ferramenta gratuita.

Introdução

Com toda certeza, você que possui um site, ou só navega na internet, já se deparou com uma página de busca do Google cheia de URLs estranhas, com links quebrados, páginas antigas ou que não fazem sentido nenhum ao fazer uma pesquisa, não é mesmo?

Se para você que estava pesquisando algo essa experiência não foi boa, imagine para os robôs do Google que conseguem ver todos esses conteúdos de má qualidade em milissegundos e, ainda, abaixar a reputação daquela URL/site?

Um fator importante de rankeamento do seu site é uma página de busca do Google “limpa”. Dessa maneira, você causa uma boa impressão e ótima experiência ao usuário quando este busca pelo seu domínio. Você possui algum conteúdo desatualizado ou URL indesejada no seu site e deseja retirá-lo de circulação? Então, aprenda agora como realizar a Higienização de SERP do seu site!

O que é SERP?

Antes de te mostrar o passo a passo, é necessário entender o que é SERP.

Esta sigla vem do inglês Search Engine Results Page, ou seja, Página de Resultados de Mecanismo de Busca.

Em outras palavras, são aquelas páginas de resultados que aparecem no Google (ou outro site buscador) logo após uma pesquisa e variam conforme a palavra-chave buscada.

É através dela que os usuários vão achar seus links e visitar seu site.

Porém, atualmente, você pode estar incomodado com páginas estranhas, arquivos, promoções que já acabaram ou, pior, links de algum vírus.

Além de afastar o clique do usuário, a reputação do seu site será afetada porque a autoridade do seu domínio é dividida com todas estas páginas.

Então, é necessário fazer uma limpeza nestas páginas de pesquisa removendo estas URLs indesejadas. Este processo é chamado de Higienização de SERP.

Usando Google Search Console para higienização de SERP

O Google possui uma ferramenta gratuita para toda a gestão e otimização do seu site para aparecer no buscador, inclusive remoção de URLs.

Google Search Console da Agência Forseti

Então, você precisa configurá-la antes de começarmos o passo a passo.

Acesse o site do Google Search Console, clique em Iniciar, adicione uma propriedade nova para seu site e siga o passo a passo para verificar.

PS: se tiver dúvidas ou dificuldade, comente no artigo que gravaremos um vídeo.

Como remover uma URL do Google

1º passo – Ir para a versão antiga: A nova versão do Google Search Console ainda não possui a ferramenta para remoção de URLs, então, é necessário voltar para a versão antiga.

Ir para versão antiga do Google Search Console

2º passo – Analisar sua SERP: Acesse o Google e pesquise “site:urldoseusite.com” para mostrar todas URLs do seu site que estão indexadas. Verifica todas páginas e anote quais delas não deveriam estar aparecendo nas páginas de pesquisa.

Análise de SERP com comando site

3º passo – Remover URLs: Acesse o Google Search Console na versão antiga, clique no menu à esquerda Índice do Google e remover URLs. Clique no botão “Ocultar temporariamente”, digite o caminho da página (sem /) e clique em continuar.

removendo urls no google search console

4º passo – Enviar pedido: Verifique como ficou o link completo e clique em Enviar pedido.

envio de pedido de remoção de URL no Google Search Console

5º passo – Verifique se foi removido: Após 24 horas você já pode pesquisar “site:urldoseusite.com/pagina-que-removeu” no Google para verificar se ela realmente foi removida. Dependendo da quantidade de páginas que removeu pode levar mais tempo.

Como bloquear a indexação de uma página permanentemente

Lembra que no 5º passo do processo acima o Google diz que o tipo de solicitação é “Limpar o URL do cache e remover TEMPORARIAMENTE da pesquisa”?

Isso acontece porque depois de alguns meses o Google pode indexar esta página de novo.

Então, se você não quer que esta página apareça novamente nos resultados da pesquisa, então você precisa bloquear a indexação inserindo o seguinte código no cabeçalho (<head>) da página:

<meta name=”robots” content=”noindex, nofollow”>

Esta meta tag diz aos robôs do Google: “não indexe este conteúdo nos resultados de pesquisa e nenhum dos links desta página deve ser seguido.”

Agora, se você usa WordPress com plugin Yoast, o procedimento é feito assim:

  1. Edite a página/post desejado;
  2. Role para baixo até encontrar a caixa Yoast SEO;
  3. Clique em Avançado (ícone engrenagem);
  4. Selecione Não para “Permitir que os mecanismos de pesquisa mostrem Página nos resultados de busca”
  5. Selecione Não para “Os mecanismos de busca devem seguir os links em Página?”;
  6. Atualize a página/post.
Bloquear indexação de página usando yoast SEO

Espero que este artigo tenha te ajudado a seguir o passo a passo.

Agora gostaria de fazer um convite.

Quer ajuda para realizar otimização para buscadores (SEO) no seu site? Cadastre abaixo que entraremos em contato!

1
Olá. como podemos ajudar?
Powered by